Quem sou eu

Minha foto
São Pedro da Aldeia, Região dos Lagos, Brazil
companheira da esperança ordeira, gente simples perdida no anonimato de sua função.Porém com nobreza de caráter traduzo um sentimento de repugnância quando lesada em meus direitos sociais,possuo mãos trabalhadoras,mãos cheias de esperança, para reconstruir sonhos, virando a página da história, e dentro do meu espaço, reconstruindo a nossa história. "Não me assusta o grito dos corruptos,mas o Silêncio dos inocentes." Lutherking

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Saúde Pública, revitalização

Programa de revitalização de saúde melhora assistência à população


Ondjiva  - O atendimento médico-medicamentoso a crianças e grávidas registou melhorias significativas com a implementação e execução do programa de revitalização dos serviços sanitários nos municípios de Ombadja, Kwanhama e Namacunde, província do Cunene.


A informação foi avançada hoje (terça-feira) à Angop pelo chefe de Departamento de Saúde Pública, João Pedro,  realçando que, com a implementação do programa em 2006, houve uma melhoria na reorganização e reforços do pacote de serviços oferecido as diversas unidades sanitárias nas comunidades, prestando uma maior cobertura e de qualidade para redução da mortalidades materna infantil.

Acrescentou que o projecto consiste no reforço dos programas de vacinação de crianças e grávidas, consultas pré-natais, desparasitação, administração do ferro e ácido fólico, na distribuição de mosquiteiros, aconselhamento e testagem voluntária do Hiv/Sida e de prevenção da transmissão vertical, principalmente às grávidas e crianças.


Segundo a fonte, durante o último trimestre de 2010 o programa permitiu a distribuição de 11 mil e 447 mosquiteiros impregnados, testagem voluntária de 12 mil e 389 mulheres e crianças, levando os serviços mais próximos do cidadãos através de postos fixos e móveis nas localidades mais longínquas da província.


Quando ao processo de vacinação, foram imunizadas 40 mil e 796 crianças, sete mil e 450 mulheres grávidas, sete mil e 213 em idade fértil e ministradas sete mil e 619 vitaminas A, cujo processo tem apoio de três organizações não governamentais como o CUAMM, ADPP e a OPALS, na qual o programa está ser financiado pelo fundo das nações unidades para infância (Unicef).


Para o ano em curso, João Pedro informou que o programa de revitalização dos serviços de saúde vai reforçar as actividades de supervisão nas unidades sanitárias, encontros de coordenação com os municípios e os parceiros, encontro de monitoria e avaliação para o processo, bem como a extensão das equipas móveis nas áreas recônditas e de difícil acesso para permitir que os serviços chegam o mais distante possível.


O responsável disse que o programa visa a melhoria da organização das instituições, gestão dos recursos humanos, mormente nos hospitais municipais e centros de saúde, permitindo essencialmente a melhoria da assistência de crianças e gestantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário