Ondjiva - O atendimento médico-medicamentoso a crianças e grávidas registou melhorias significativas com a implementação e execução do programa de revitalização dos serviços sanitários nos municípios de Ombadja, Kwanhama e Namacunde, província do Cunene.
A informação foi avançada hoje (terça-feira) à Angop pelo chefe de Departamento de Saúde Pública, João Pedro, realçando que, com a implementação do programa em 2006, houve uma melhoria na reorganização e reforços do pacote de serviços oferecido as diversas unidades sanitárias nas comunidades, prestando uma maior cobertura e de qualidade para redução da mortalidades materna infantil.
Acrescentou que o projecto consiste no reforço dos programas de vacinação de crianças e grávidas, consultas pré-natais, desparasitação, administração do ferro e ácido fólico, na distribuição de mosquiteiros, aconselhamento e testagem voluntária do Hiv/Sida e de prevenção da transmissão vertical, principalmente às grávidas e crianças.
Segundo a fonte, durante o último trimestre de 2010 o programa permitiu a distribuição de 11 mil e 447 mosquiteiros impregnados, testagem voluntária de 12 mil e 389 mulheres e crianças, levando os serviços mais próximos do cidadãos através de postos fixos e móveis nas localidades mais longínquas da província.
Quando ao processo de vacinação, foram imunizadas 40 mil e 796 crianças, sete mil e 450 mulheres grávidas, sete mil e 213 em idade fértil e ministradas sete mil e 619 vitaminas A, cujo processo tem apoio de três organizações não governamentais como o CUAMM, ADPP e a OPALS, na qual o programa está ser financiado pelo fundo das nações unidades para infância (Unicef).
Para o ano em curso, João Pedro informou que o programa de revitalização dos serviços de saúde vai reforçar as actividades de supervisão nas unidades sanitárias, encontros de coordenação com os municípios e os parceiros, encontro de monitoria e avaliação para o processo, bem como a extensão das equipas móveis nas áreas recônditas e de difícil acesso para permitir que os serviços chegam o mais distante possível.
O responsável disse que o programa visa a melhoria da organização das instituições, gestão dos recursos humanos, mormente nos hospitais municipais e centros de saúde, permitindo essencialmente a melhoria da assistência de crianças e gestantes.

Nenhum comentário:
Postar um comentário